Grupo de Extensão e Pesquisa em Saneamento - GEPS - CT - UFSM

Atividades Desenvolvidas: Ensino, Extensão e Pesquisa

Classificação CNPq: Engenharia

Área de Atuação: Saneamento Básico

Linhas de extensão: Meio Ambiente (Questões Ambientais)

Linha de Pesquisa: Saneamento Básico

Atividades do Grupo:

• Projetos de Educação Sanitária e Ambiental em Escolas e Comunidades;
  • Projetos de Engenharia Sustentáveis e de Baixo Custo.

Coordenadora: Prof. Dra. Ana Beatris Souza de Deus Brusa

Contato: (55) 3220-9667 / (55) 981179377

Sobre

O GEPS, Grupo de Pesquisa e Extensão em Saneamento, é Coordenado pela Profa. Dra. Ana Beatris Souza de Deus Brusa do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA) e possui na sua composição acadêmicos de graduação, de diferentes cursos e semestres da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O GEPS desenvolve Projetos de Pesquisa e Projetos/Programas de Extensão com ações de Educação Sanitária e Ambiental e deEngenharia de Baixo Custo e Sustentáveis na área do saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana, resíduos sólidos e saúde pública), contemplando em suas atividades o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.

O objetivo geral do GEPS é oportunizar uma melhora, sanitária e ambiental, na qualidade de vida de comunidades carentes. Nos anos de 2016-2017 executou o Programa de Extensão Proposta de Revitalização e Recuperação Ambiental da Vila Caiçara, Agudo/RS: Uma Necessidade para Promover a Qualidade de Vida em Agudo/RS com Recursos PROEXT/MEC. Foram realizadas atividades de conscientização sanitária e ambiental em três escolas públicas e no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Nas escolas investiu-se na formação dos alunos para que mediante o conhecimento adquirido, pudessem ser os multiplicadores do conhecimento adquirido para a família e a comunidade de um modo geral. No CRAS os grupos atingidos obtiveram cursos de capacitação envolvendo a conscientização sanitária e ambiental, bem como a implantação dos projetos de engenharia (alternativas) sustentáveis e de baixo custo para o tratamento e a disposição final dos esgotos sanitários e dos resíduos sólidos; além da potabilidade de água domiciliar (através da filtração e desinfecção), captação das águas pluviais e reuso de esgotos tratados.

Os resultados obtidos na aplicação deste Programa de Extensão foram e estão sendo publicados em congressos, seminários e revistas, mas estes estão sendo possível devido a participação dos moradores da Vila Caiçara, a comunidade escolar (professores, funcionários e alunos) e instituições que acreditam que é possível ocorrer uma mudança de atitudes e hábitos e assim melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Atualmente o GEPS conta com oito bolsistas: Andreli Lopes Piccoli, Lucas da Silva Oliveira, Gabriela Ferraz, Milena Caroline Tisoco, Greice Amélia Vendruscolo, Rafaela Righi Martins, Leonardo Castro e Renata Peres; e executa o Programa de Extensão Saneamento Básico e Conscientização Ambiental: Propostas de Medidas Mitigadoras e Compensatórias para o Arroio Cadena e o Entorno em Santa Maria na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pedro Menna Barreto (EMEF João Pedro Menna Barreto). As atividades começaram em março de 2018 e neste primeiro semestre estão sendo desenvolvidas atividades de educação sanitária e ambiental, contribuindo para a conscientização ambiental do público alvo, alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. Concomitantemente estão sendo desenvolvidos projetos de engenharia (alternativas) sustentáveis e de baixo custo para a captação da água da chuva, o tratamento da água e o tratamento dos esgotos sanitários e resíduos sólidos.

Como o atual Programa é bastante abrangente e a extensão do Arroio Cadena onde há necessidade de revitalização é significativa à proposta nos próximos anos é buscar escolas localizadas próximas ao Arroio Cadena e a partir desta desenvolver o trabalho, pois acredita-se que a Direção da Escola pode proporcionar as interações com a família do aluno, sendo um ponto positivo para iniciarmos o trabalho e termos mais agentes multiplicadores em prol do meio ambiente. Será selecionada uma escola por ano ao longo da vigência do Programa, 2018-2022.

Apresentação do Projeto aos Professores da Escola EMEF João Pedro Menna Barreto.

Atividades sobre a Temática Água com os Alunos da EMEF João Pedro Menna Barreto.

Atividades sobre a Temática Resíduos Sólidos com os Alunos da EMEF João Pedro Menna Barreto.

Outras atividades

Atividade de Conscientização Ambiental na EMEF Prof. Adelmo Simas Genro, localizada na Rua Irmã Terezinha Werner, 500, Sede Marista II, Bairro Nova Santa Marta, Santa Maria - RS. Uma parceria GEPS (UFSM) / CRVR, em 4 de junho de 2018.

Em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente foi desenvolvido pelo GEPS em parceria com a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) atividades de educação sanitária e ambiental na Escola Municipal Professor Adelmo Simas Genro, em Santa Maria. Proporcionou-se aos alunos uma maior aprendizagem sobre a separação correta dos resíduos sólidos e o conhecimento sobre a vermicompostagem, uma tecnologia de tratamento e valorização de resíduos orgânicos através de minhocas. Preocupou-se em mostrar aos alunos as consequências causadas aos corpos hídricos e aos animais quando os resíduos são despejados nos mesmos. Estas parcerias ampliam o acesso acomunidade, desenvolvendo um trabalho de conscientização ambiental e uma forma de atingir grande parte desta, pois é através da escola que os alunos serão transformados em agentes multiplicadores: "O Grupo UFSM (GEPS) planta uma semente e esta deve ser cuidada e multiplicada."

IMG_20180416_093323102.jpgIMG-20180515-WA0001.jpgIMG-20180327-WA0015.jpgIMG-20180604-WA0026.jpgIMG-20180604-WA0025.jpgIMG-20180605-WA0008.jpgIMG-20180605-WA0031.jpg