Fórum realizado no auditório Wilson Aita trata sobre eficiência energética em escolas do estado - CT - UFSM
Portal do Governo Brasileiro

Fórum realizado no auditório Wilson Aita trata sobre eficiência energética em escolas do estado

EFICIÊNCIAO curso de Engenharia Elétrica da UFSM, em parceria com a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, realizou no dia 13 de julho o fórum de discussões “Desafios da Modernização para o Atendimento Energético e sua Eficientização em Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul”. Entre os temas debatidos, destacaram-se a aplicação das normas brasileiras nos projetos elétricos, inovações técnicas dos projetos elétricos, racionalização do uso da água, fontes renováveis, gestão energética, sistemas de bonificação e estudos de casos de estabelecimentos de ensino.

A secretária adjunta de Planejamento, Governança e Gestão, Melissa Custódio, foi uma das palestrantes, juntamente com professores da UFSM, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Regional do Noroeste do Estado (Unijuí) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), além de representantes da Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia (Certel). O objetivo do fórum foi permitir a aproximação e o diálogo entre os agentes envolvidos no Termo de Cooperação das Instituições de Ensino Superior e das Secretarias de Governo do Estado, apontando metodologias e estratégias para a continuidade da parceria.

O evento realizado no auditório Wilson Aita também contou com a presença de Flávio Silva, representante da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Estado do Rio Grande do Sul, que avaliou a parceria entre as instituições de ensino e o governo como positiva para ambos os lados: “as universidades têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos produzidos ao mesmo tempo que ajudam o governo a elaborar projetos importantes”.

A acadêmica de Engenharia Química e integrante da ONG Engenheiros Sem Fronteiras, Thieli Wildgrube, comentou a importância do evento para o grupo: “estamos com um projeto que busca levar o conhecimento sobre alternativas de redução de gasto energético para fora da Universidade, e foi sobre isso que o evento tratou. Levar o tema para escolas do estado é extremamente importante”.

Para mais informações, acesse o site do Curso de Engenharia Elétrica da UFSM ou entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. - Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.