Portal do Governo Brasileiro

Bombaja

BOMBAJA-5-300x225

 

O projeto de pesquisa e extensão Bombaja, foi fundado no Departamento de Engenharia Mecânica, dia 4 de abril de 2003 e é composto por alunos de diversos cursos dos diferentes centros de ensino da UFSM. Ultimamente a equipe possui diretorias responsáveis pelas áreas de fabricação, montagem e manutenção do protótipo, além da diretoria responsável pela gestão de marca e pessoas.

O propósito da equipe é proporcionar aos seus integrantes uma experiência real de trabalho que vá além daquilo aprendido em sala de aula, ensiná-los a trabalhar em equipe e com prazos, podendo se aprofundar em conteúdos e colocá-los em prática.

A Bombaja, atualmente trabalha com a produção de um único veículo off-road, que acompanha as normas da competição Baja SAE, da qual a equipe participa anualmente. De 2008 a 2014 a equipe produziu dois protótipos de mini-baja por ano, com propósito de testar diferentes projetos em cada um deles. No entanto, tal estratégia foi abandonada para que a equipe pudesse desenvolver e se dedicar em tempo integral à otimização de um único protótipo.

Entre seu histórico de competições, suas melhores colocações foram no  Baja SAE Regional Sul no ano de 2008, sendo a Bombaja campeã com o protótipo BJ-08, no último ano competiu no regional e atingiu o oitavo lugar na colocação de projeto, décimo na colocação geral no regional e segundo na prova de apresentação do projeto de suspensão. No nacional conquistou o 11º lugar na colocação geral em 2006; em 2010, conseguiu o 18º lugar; o 2º lugar, na prova de conforto em 2011; e entre os anos de 2012 e 2013, conseguiu o 16º lugar.

O projeto recebe ajuda financeira ou de materiais para a fabricação, do protótipo, de diferentes patrocinadores, assim a equipe pode concluir com sucesso seu trabalho, atendendo às expectativas de seu público e conseguindo destaque nas competições.

 
Contato:
55 3220 – 8831
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.